sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Essa semana recebi duas solicitações diferentes mas que tinham um mesmo propósito: a recolocação profissional.

O primeiro caso foi a formatação de um currículo. A pessoa gostaria que sua experiência como assessora política conversasse com a posição de secretária de um grande colégio. Vaga para qual iria se candidatar.

O segundo caso foi o irmão de uma amiga, recém chegado à São Paulo, que precisa se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Sua preocupação está em como fazer essa inserção já que trabalha como autônomo e ainda não tem uma rede de relacionamento na cidade.

Então, vamos à pequenas dicas que ajudam em casos como estes:

- O currículo pode contar várias histórias, depende de como você apresenta sua experiência. A dica aqui é fazer o levantamento de todas as suas atividades nos cargos anteriores e, ao formatar o currículo, valorizar e enfatizar aquelas que estão mais alinhadas à vaga pleiteada.

- Para profissionais autônomos recém chegados à cidade ter um celular local é mandatório. Potenciais clientes estão dispostos a pagar pelos serviços, mas não pelo roaming.

- Hoje é comum as pessoas se comunicarem com profissionais por canais como Messenger ou Whats App, então, fique atento a foto que vai escolher para seu perfil. Opte por fotos discretas e evite cenas pessoais, como, por exemplo, fotos tiradas na praia ou com bebidas alcoolicas.

- Ter um site em que o cliente conheça mais sobre você ou seu trabalho também gera credibilidade. Se a grana estiver curta, não desanime, faça um blog, é gratuito e cumpre o mesmo papel.

Currículos, mídias sociais, sites, blogs são maneiras de apresentar seu perfil profissional, então, vale a pena todo esse cuidado!



Vamos falar sobre sua carreira? Escreva para gabriela@verace.com.br


Nenhum comentário: