sexta-feira, 22 de julho de 2016

A PROCURA POR EMPREGO MUDOU

A forma de procurar emprego mudou desde 2008. A coach americana, Elatia Abate, conta o que mudou nessa busca e dá algumas dicas de como procurar emprego na entrevista que deu ao blog da Universidade de Chicago. Traduzi e adaptei a entrevista, confira abaixo.
No boom econômico era bem mais fácil achar emprego. Era só montar um bom currículo, achar uma vaga promissora e aplicar para ela. Você era contratado rapidamente.
A maioria das pessoas que estão procurando emprego ainda estão aplicando essas regras, acredita Elatia Abate. Mas após 2008, a dinâmica de contratação mudou. Para a coach, as empresas estão preocupadas em mitigar os riscos de uma contratação errada, elas preferem esperar pela pessoa perfeita.
Diversos candidatos que mantém a abordagem antiga se frustram, eles têm a sensação de estarem se candidatando em um buraco negro e lamentam não ter o retorno do recrutador.  Para Elatia a forma menos eficaz de procurar emprego é simplesmente aplicar online. O melhor é investir no relacionamento.
Abaixo ela sugere três passos para procurar uma vaga.
PRIMEIRO PASSO
Tenha clareza do que você está procurando e comece a contar às pessoas.
Ter clareza do que quer não significa dizer “quero ser especialista II em design gráfico na empresa X, ganhando um salário de tanto”. Não precisa ser tão específico. Mas você tem que se colocar alguns parâmetros. Diga que você está procurando, por exemplo, uma posição de marketing em uma empresa de bens de consumo.  Essa clareza ajudará sua rede de relacionamento a te ajudar.
SEGUNDO PASSO
Cuide de sua presença online.
“O Google é seu novo currículo,” diz Abate. Por exemplo, se você está buscando uma oportunidade na área de marketing em bens de consumo, mas seu perfil no LinkedIn é sobre seu passado na indústria da música, há uma grande lacuna entre um e outro. Sua presença online tem que refletir o que você está buscando.
TERCEIRO PASSO
Marque bate-papos
Faça um levantamento das pessoas que trabalham na sua área de interesse e as procure. Peça para bater um papo ou tomar um café. Não são entrevistas para o emprego, mas oportunidades para obter informações sobre a área e o mercado de trabalho.
Para candidatos de “meia idade” em particular, a ideia de propor esses bate-papos podem intimidar, pois podem causar a sensação de “a essa altura eu já devia saber fazer sozinho”. Mas se constranja, não há problema algum em sugerir esses encontros.
É importante você ter em mente que você não está pedindo emprego, mas sim está buscando informações para criar sua próxima oportunidade. Uma vez que você adota essa atitude, você muda o jogo. Você passa a ter novamente o poder. Busque informação, crie sua rede de relacionamento, seja curioso e paciente. Você irá encontrar seu novo emprego.

Leia o artigo original publicado pela Universidade de Chicago (Chicago University)
How job search has changed since 2008 
http://mag.uchicago.edu/economics-business/how-job-search-has-changed-2008



Vamos falar sobre sua carreira?

FAZENDO FUTURO
Coaching, Mentoring, Orientação Profissional
Acesse: www.fazendofuturo.com.br



Nenhum comentário: